Resultados Alcançados em 2021

1. Criação de 3 novas disciplinas no Departamento de Economia da UFSC — cada uma correspondendo a um eixo de pesquisa do NEEF. São elas:

 

1.1 Economia Feminista: Ementa e Plano de Ensino <acessar>

 

1.2 Gênero e Políticas Públicas, Ementa e Plano de Ensino   <acessar>

 

1.3 História do Pensamento Econômico e Mulheres, Ementa e Plano de Ensino  <acessar>

 

2. Criação do Projeto de Extensão “Doses de Economia Feminista” (Processo n° 202105494), totalizando 240 horas de atividade, envolvendo 9 extensionistas além das coordenadoras do NEEF.

 

3. Ciclo de 4 palestras “Doses de Economia Feminista” com professoras convidadas, várias delas de fora da UFSC, a fim de enriquecer o debate.

 

1ª Dose de Economia Feminista – Explorando a política externa brasileira para as mulheres: dimensões, resultados, atores e influências

Nossa primeira convidada foi a professora Mónica Salomón, doutora em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Barcelona e professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento foi online e ocorreu no dia 30/03, às 20h, e teve duração de 2 horas. Participaram da 1ª Dose de Economia Feminista 105 pessoas e foi disponibilizado a todos os participantes certificados de participação.

Mediadoras: Isabelli Sivalli e Jeniffer Gonçalves

 

                

2ª Dose de Economia Feminista – Economia do Cuidado: O que a pandemia visibiliza sobre esse tema

Nossa segunda convidada foi a professora Daniela Dias Kuhn, doutora e mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento foi online e ocorreu no dia 13/04, às 20h, e teve duração de 2 horas. Participaram da 2ª Dose de Economia Feminista 64 pessoas e foi disponibilizado a todos os participantes certificados de participação.

Mediadoras: Lara Carvalho Ferro e Maria Victoria Garcia

 

                                 

 

3ª Dose de Economia Feminista – Por que é importante pensar o Feminismo Decolonial no Brasil?

Nossa terceira convidada é a professora Margarita Oliveira, professora adjunta do Departamento de Economia da UFRJ, doutora em Economia Política pela Universitá degli Studio di Roma la Sapienza, Italia.

O evento foi online no dia 27/04, às 20h. Participaram da 3ª Dose de Economia Feminista 82 pessoas e foi disponibilizado a todos os participantes certificados.

Mediadoras: Jeniffer Gonçalves e Karina Costa.

 

             

 

 

4ª Dose de Economia Feminista – Mulheres na pós-graduação: escolhas e efeitos

Nossa convidada para a quarta e última palestra foi a professora Mércia Santos da Cruz, doutora em Economia Aplicada pelo CAEN/UFC, mestre em Economia de Empresas e professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A transmissão do evento aconteceu no dia 11/05, às 20h, e foram disponibilizados certificados para os participantes.

 

Apresentação da Palestrante      Programa da quarta dose       

 

 

4. Simpósio temático organizado pelas professoras Liana Bohn e Brena Fernandez intitulado “Economia Feminista: o lugar do (in)visível”, realizado no dia 23/07/2021 no contexto do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 <acessar>.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Publicação do livro “Economia Feminista: uma antologia” , de autoria de Brena Fernandez e Liana Bohn <acessar>.

 

 

 

6. Mesa de Economia Feminista na ANPEC SUL 2021, com participação das Professoras Liana Bonh e Solange Marin <acessar>.

 

 

 

7. Mesa de Economia e Gênero no Congresso da ANGE 2021, com participação da Professora Brena Fernandez  <acessar>.

 

 

 

 

8. Projeto de Extensão “NEEF nas Mídias Sociais — YOUTUBE, Instagram e Facebook — (Processo nº 202122955), com 90 horas de atividades, que envolveu 2 alunas extensionistas além da coordenadora.


9.
Bolsa de Iniciação Científica ganha no certame PIBIC-UFSC 2021/2022 para desenvolver o Projeto de Pesquisa intitulado “Viés Androcêntrico na Teoria da Escolha Racional: uma crítica Feminista Revisitada”